Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Presidente empossa novo secretário económico

O Presidente da República, João Lourenço, empossou nesta segunda-feira 2, em Luanda, Alcino dos Prazeres Izata Francisco da Conceição, no cargo de seu secretário para os Assuntos Económicos.
O Presidente João Lourenço considerou a indicação de Alcino Izata da Conceição “uma movimentação interna” e desejou êxito ao empossado.

Na cerimónia, presenciada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, ministros e assessores do Presidente da República, o novo secretário económico jurou fidelidade à Pátria, respeito às leis e combater a corrupção e o nepotismo.

Pós-graduado em Economia e Finanças pela Universidade Jules Verne, em Amiens, França, em 1998, Alcino Izata da Conceição iniciou a sua carreira profissional em 2002 na direcção financeira da empresa petrolífera francesa ELF-Exploration Angola, actual
TOTAL.

Em 2002 ingressou no Ministério do Planeamento como técnico superior principal da direcção nacional de Estudos e Planeamento, onde assumiu as funções de chefe do departamento de Ajudas Multilaterais ao Desenvolvimento e, em 2007, chefe do departamento de Estudos e Prospectivas Económicas.

De Agosto de 2010 a Novembro de 2013, foi conselheiro do director executivo da Constituência Africana, no conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional, em Washington DC, Estados Unidos da América.

Em Dezembro de 2013, Alcino Izata foi nomeado assessor para os Assuntos Económicos e Empresariais do Vice-Presidente da República, tendo sido reconduzido ao cargo em Outubro, depois das eleições gerais de Agosto de 2017.

O novo secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República substituiu Ricardo Sandão Queirós Veigas de Abreu, nomeado ministro dos Transportes.

Angop