Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Primeiro-Ministro português visita Angola em Setembro

O Primeiro-Ministro português, António Costa, visita Angola no mês de Setembro, confirmou nesta segunda-feira 9, em Lisboa, o ministro luso dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, citado pela Lusa.
De acordo com aquela agência, o chefe da diplomacia portuguesa anunciou que “a visita (de António Costa) tem uma forte componente económica”, assegurando que a mesma vai decorrer até final de Setembro.

“O objectivo é que a visita se realize ainda este Verão. Quanto à data específica, é uma questão prática que será comunicada logo que estiver estabelecida”, assinalou Augusto Santos Silva no decurso de uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo angolano Manuel Augusto.

“Antes do Chefe do Estado de Angola e do chefe do Governo português partirem para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, no próximo mês de Setembro, certamente que é realizada a visita do Primeiro-Ministro de Portugal a Angola”, precisou o ministro português.

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, também confirmou a visita a Angola do Primeiro-Ministro português ainda para este ano. Manuel Augusto, que participou ontem no Fórum Euro-África, não avançou datas, mas afirmou que o calendário de visitas do Primeiro-Ministro português ainda não está fechado. O chefe da diplomacia angolano, disse que a visita de António Costa deve ser “muito brevemente”, tendo garantido que o Executivo angolano deseja reforçar e aprofundar a relação com Portugal.

“Queremos que seja uma visita à altura das nossas relações e não apenas uma visita de trabalho.”

No dia 4 deste mês, o Presidente da República, João Lourenço, reafirmou em França que antes da sua deslocação a Portugal, deverá receber o Primeiro-Ministro português em Angola, ainda este ano.

“As visitas a este nível têm de ser preparadas com uma certa antecedência. Nós acordámos com as autoridades portuguesas que antes da minha deslocação a Portugal recebo o primeiro-ministro português em Angola”, declarou à imprensa o estadista angolano, depois de ter discursado em sessão solene do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Jornal de Angola