Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

João Lourenço informado sobre organização das eleições na RDC

O Presidente da República, João Lourenço, tomou conhecimento esta quinta-feira 2, em Luanda, que o processo de organização das eleições gerais na República Democrática do Congo (RDC) está a decorrer de forma pacífica e normal.
João Lourenço foi informado sobre o processo de organização das eleições na RDC pelo próprio Presidente Joseph Kabila durante um encontro entre os dois estadistas, pouco tempo depois do Presidente congolês chegar ao país para uma visita oficial de 48 horas, a convite do seu homólogo angolano.

“Congratulamo-nos com essa boa nova que o Presidente nos trouxe”, disse João Lourenço, em declarações à imprensa, no final do encontro entre as delegações dos dois países.

O Presidente da República destacou as boas relações de amizade e de cooperação com a RDC, principalmente por partilhar com Angola uma extensa fronteira de cerca de 2.500 quilómetros.

Por esta razão, acrescentou João Lourenço, os dois países e povos têm a obrigação de cultivarem permanentemente os laços de amizade e de cooperação, que já vem sendo feito pelas populações a nível das fronteiras.

Joseph Kabila confirmou a existência de boas relações de amizade e de cooperação com Angola, que no seu entender devem ser alargadas a nível dos sectores do comércio e das infra-estruturas, com apoio do Caminho-de-Ferro de Benguela.

Com o Presidente João Lourenço, Joseph Kabila disse ainda ter abordado questões segurança a nível das fronteiras, além da possibilidade de cooperação em outros sectores.

Na sexta-feira 3, o Presidente congolês visita as instalações da base da SONILS e posteriormente regressa ao seu país.

A visita ao país do Presidente Joseph Kabila inscreve-se no quadro das relações de amizade e cooperação existente entre os dois países irmãos e vizinhos e dos contactos regulares entre os dois estadistas.